SE NADA DER CERTO
Infelizmente, estou bastante acostumado com essa visão mesquinha e tacanha de mundo. É o que leva muita gente jovem a sonhar e optar pela medicina, por ser uma das carreiras melhor remuneradas do país, com um mercado aquecido e ampla oferta de empregos (mesmo que com tendência crescente ao saturamento, sobretudo nos grandes centros urbanos).
Conheço bem a mentalidade e a visão de mundo que os empurram à medicina. Às vezes, foram seus progenitores, ingênuos, que sonharam por eles. Entendo que esses estudantes, imersos numa sociedade supérflua de consumo, sonhem apenas com uma vida farta, fácil, fútil e distante das contradições que assolam a humanidade.
Mas, fico pensando... há tantas formas de se ganhar dinheiro. Por que justo Medicina?
Escutem meu conselho: se querem apenas ganhar dinheiro e "dar certo na vida" não façam medicina! Eu imploro! Abram uma loja de sapatos ou um frigorífico. Estamos saturados de pessoas "bem-sucedidas".
Equivoca-se quem pensa que nosso trabalho se resume em lidar com cadáveres, células, órgãos, maquetes, pesquisas, diagnósticos e tratamentos.
Ser médico é trabalhar excessivamente. É fazer plantões madrugada afora. É lidar com o ser humano em todas as suas dimensões; com todos os seus sofrimentos, angústias, chatices, defeitos, odores e excreções. É lidar com pessoas em processo de adoecimento, a faceta mais vulnerável e mística da humanidade.
Medicina é overdose de gente. Medicina é sacerdócio. Se é só pelo salário ou pelo estatus, logo serás um "bem-sucedido" frustrado, depressivo, em burn-out; logo serás em "bem-sucedido" arrogante, insensível, misantropo: o avatar mais deplorável que pode possuir um indivíduo na terra!
Verdade!!
ResponderExcluirO juramento de Hipócrates fica sem sentido algum! !!