MÉDICO DE FAMÍLIA: ÚNICO FORMADO FORA DE HOSPITAIS
Algo que pouca gente talvez saiba, mas o médico de família é um dos poucos especialistas com formação predominantemente FORA DO AMBIENTE HOSPITALAR, treinado, para além de tratar e prevenir as doenças mais comuns e prevalentes, promover saúde e acompanhar o indivíduo saudável, na sua integralidade, ao longo da vida, dentro do seu contexto familiar e comunitário.
Todos os demais especialistas, da pediatra à gineco, o clínico, ortopedista, reumato, endócrino, cardio, etc, são formados, eminentemente, em ambientes HOSPITALARES, treinados, sobretudo, para lidar com pessoas com DOENÇAS MENOS FREQUENTES, ou que estejam internadas.
Essa diferença é extremamente importante. Pois a confusão se dá ao colocarem profissionais com esse perfil de formação, de nível SECUNDÁRIO, hospitalocêntrica, intervencionista, para atuarem na atenção primária, onde prevalece o universo de pessoas saudáveis.
Essa é uma das grandes causas de nossos problemas sanitários atuais e mais complexos, pois, por praticarem uma medicina mais defensiva, baseada no controle de parâmetros e no MEDO de complicações, incorrem em maior gasto de recursos, mais intervenções e exames desnecessários, além de medicalização excessiva e por vezes inoportuna.
Comentários
Postar um comentário