O GRANDE DESAFIO DA MINHA VIDA

Já achei que o “GRANDE DESAFIO DA MINHA VIDA” era aprender a beijar de língua... Aprender a dirigir, perder a virgindade, aprender a medir pressão arterial, pegar rabeira em traseira de caminhão, suturar, aguentar horas de pé dentro de um centro cirúrgico, fazer um parto, remover cerúmen do ouvido alheio, falar em público, drenar abscesso, visualizar o tímpano com um otoscopio, retirar lipoma, ter filho, colocar espéculo, colher citologia de colo uterino...
Engraçado como a vida é cheia de “grandes desafios” que se modificam à medida que passamos por eles. Meu último grande desafio era aprimorar as habilidades e ter mais segurança para colocar o DIU em minhas pacientes. Vocês sabem o que é? Um dispositivo pequenino que introduzido no útero da mulher previne gravidez. Método bem mais eficaz do que as pílulas ou injeções de hormônios anticoncepcionais, diga-se de passagem. 
Sábado passado marquei uma agenda compartilhada com um amigo médico de família mais experiente - Rodrigo Bandeira de Lima, que prometeu-me ensinar e me dar uns toques sobre os detalhes do procedimento. Atendemos juntos duas jovens mulheres (uma de 21 anos com dois filhos; outra de 17 anos com um filho) de forma bastante exitosa. Saí de lá sentindo-me apto para começar a privilegiar minhas pacientes com essa magnifica possibilidade de método contraceptivo, graças à parceria desse colega, a quem não sobram palavras para agradecer.
Ps.: O problema não é não ter segurança para determinadas questões, ou não saber das coisas à perfeição. O problema é atuar como se soubesse de tudo, e não se dispor a aprender, a melhorar; não pedir ajuda, não coordenar ações e não aproveitar as potencialidades que o outro tem a nos oferecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERCURSO

QUEM É O CULPADO

A QUEM ME DEVO