GORDURA ENGORDA?

53 anos, 99 kg, 123 cm de circunferência abdominal, pressão alta, diabético. Vinha, ao longo do último ano, reclamando de cansaço, indisposição, falta de ar aos esforços e inchaço crescente nas pernas.
Em cada consulta, insistia que era importante ele tentar emagrecer para ajudar no controle de seus problemas de saúde. Mas ele teimava, dizendo que era impossível, e que seu ponto fraco era ser carnívoro demais. 
Consegui convencê-lo, depois de muita conversa, na qual usei um argumento que me parece ter sido fundamental: que vislumbrasse um futuro feliz e saudável ao lado de sua encantadora netinha de três anos. 
Chegamos ao acordo de ele fazer a seguinte experiência por um mês: ficar, de segunda a sexta, sem ingerir alimentos gordurosos (carne, frango, ovo, embutido, leite, queijo e derivados), e sábado e domingo fazer uma dieta mais balanceada, privilegiando, se possível, o peixe. 
Hoje voltou à consulta, 40 dias após, sorridente, e com um brio de orgulho no olhar: 4 kg a menos, 121 cm de circunferência abdominal, pressão e glicemia controladas, sem inchaço nas pernas, e jactando-se de maior disposição física, sem falta de ar.
Reconheceu ter sido importante seguir meus conselhos, e me agradeceu com um sorriso de canto a canto. Foi tão efusiva nossa conversa, que invadiu-me uma imensa satisfação por ser médico. Trocamos felicitações pelo fim de ano, e terminamos a consulta com um abraço de esperanças renovadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERCURSO

QUEM É O CULPADO

A QUEM ME DEVO