HAS OU ANSIEDADE?
Tem muita gente por aí que, infelizmente, está tomando remédios para a pressão sem ter real necessidade. Já perdi as contas de quantas vezes atendi casos como esse...
"O que te trouxe à consulta?"
"Comecei a tomar uns remédios pra controlar a pressão arterial e estou me sentindo mal".
"Quantos anos você tem?"
"39 anos. Fiz todos os exames solicitados na UPA e pelo cardiologista e tudo está normal. Não entendo!".
Eletrocardiograma e vários exames de sangue: todos normais. No seu rosto, angústia e apreensão...
"Como chegaram a esse diagnóstico de hipertensão arterial?"
"Um dia estava em casa, à noite, e do nada comecei a passar mal. De repente senti uma sensação de aperto, angústia, medo, comecei a suar frio, sentir calafrios por todo o corpo, coração acelerado, uma quentura interna, formigamento nas mãos e nos pés, e dor no peito. Me senti tão mal que me levaram para a UPA. Chegando lá minha pressão estava em 170/100. Fui medicado. O médico falou que meu problema era pressão alta, e já saí de lá com a receita dos medicamentos, que devo tomar por tempo indeterminado."
"A tá... Entendi. Deixa eu te examinar rapidinho". Avaliação clínica absolutamente normal.
"Você já fez um exame chamado MAPA?" (Um aparelho que colocamos no braço para monitorar a pressão arterial em casa durante 24hs. Muito útil para diferenciar a síndrome do jaleco branco)
"Não".
"Pois veja bem. Na minha avaliação, por tudo que você me contou, tendo em conta sua idade e seus sintomas, seu problema parece estar muito mais relacionado à uma síndrome ansiosa. A subida da pressão é só uma das consequências dessa síndrome. Veja bem: É claro que se você estiver passando mal, nervoso, angustiado, sentindo um monte de coisas, com MEDO, e medem sua pressão, ela vai estar alta. Pressão alta não é a causa de tudo isso, é consequência. É a resposta natural do organismo à adrenalina liberada durante a crise de ansiedade, que provoca aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial."
Enquanto eu falava seu semblante ia ficando menos carregado.
"Mmm... Éhhh... Eu sou uma pessoa muito nervosa mesmo, muito ansiosa. Sinto muito medo. E desde que comecei a tomar esses remédios me sinto pior".
"Então. É isso. Vou te propor o seguinte: vamos suspender essas medicações da pressão aos poucos e você vai tentar fazer esse exame chamado MAPA. Vou te encaminhar para uma avaliação com a psicóloga. Você vai tentar praticar atividades físicas diariamente e fazer uma aula de Yoga para experimentar... Vamos começar a tratar o seu problema real: a ANSIEDADE."
Comentários
Postar um comentário