SOBRE AS FOTOS OBSCENAS DOS ESTUDANTES

Ainda que correndo o risco de parecer ultrapassado, prefiro apegar-me aos clássicos, aos mestres e sábios fundadores da Medicina: Hipócrates, Galeno; à inspiração de pajés e xamãs precursores desse sagrado serviço; ao exemplo de médicas e médicos comprometidos com causas justas, conectados com anseios e sonhos coletivos: Zilda Arns, Che, Agostinho Neto, Allende. 
A imbecilização e a futilização que as forças depredadoras do mercado vêm causando na Medicina é estarrecedor. Exemplo disso são as fotos que estudantes de medicina postaram nas redes sociais, vestidos de médicos, mas em atitude absolutamente contrária à nossa eminente missão.
Jovens são atraídos à Medicina, já não pela vocação de servir, ou pelo fervoroso desejo de consolar quem precisa, senão pela promessa de uma vida farta, invejada, de status, dinheiro, talvez fama, distanciada dos problemas e conflitos comuns que assolam a humanidade: pobreza, miséria, ignorância, preconceito, exclusão, incultura. 
Se queremos salvar nossos médicos e médicas, e a saúde desse país, precisamos resgatar esses valores ancestrais, e impedir que o poder econômico continue devastando-nos, com urgência!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERCURSO

QUEM É O CULPADO

A QUEM ME DEVO