SOBRE CUBA, FIDEL, DEMOCRACIA E LIBERDADE
A superficialidade intelectual de alguns não lhes permite enxergar a verdade oculta por trás da história oficial, que vem sendo contada pelos detentores do poder e os donos dos meios de comunicação. Repetem os mesmos argumentos com os quais tentaram desacreditar Cuba ao longo de mais de 50 anos: que não tem democracia, liberdade de expressão, blá, blá, blá...
Contra aqueles que lutam por transformar esse modelo hegemônico, injusto e cruel de sociedade - o capitalismo -, imposto à humanidade através de violência e muitas guerras, disparam longas e massacrantes campanhas publicitárias formadoras de preconceito, na tentativa de esconder a verdade. Assim pretenderam destruir o exemplo e o legado de Fidel Castro. Querem saber porquê ele foi um dos homens mais difamados e perseguidos (foram mais de 600 tentativas de assassinato organizadas pela CIA) do século XX? Assistam o vídeo, vídeo. Permitam-se escutar um pouco o outro lado.
Antes de Fidel, Cuba era um bordel dos EUA. Hoje Cuba é uma nação independente e soberana, dona do seu próprio destino, que ostenta um dos melhores índices de desenvolvimento social e humano do hemisfério ocidental. Cuba não é o que quis ser. Cuba foi e é o que pôde ser, na insistência, na valentia, e com as fórmulas que teve de inventar durante a mais longa resistência que um país já fez diante do império mais poderoso que existiu jamais. São quase 6 décadas resistindo ao bloqueio econômico, comercial e financeiro mais desumano da história da humanidade, imposto pelos EUA, a nação mais poderosa da terra, como estratégia para tentar recuperar sua ilha de lazer. Por que não nos indignamos contra isso? Por que não permitem que Cuba viva em paz? Têm medo do seu exemplo?
Sobre o Brasil... Vamos pensar um pouco...
Pode haver democracia verdadeira num países que é um dos mais desiguais do planeta? Quê liberdade de expressão real há no Brasil, onde a informação que circula é controlada por 5 famílias? Quê democracia real há em um modelo eleitoral no qual são necessários milhões de reais para se eleger? Quê liberdade de ir e vir, se não temos a liberdade nem de nascer com dignidade e as pessoas morrem nas filas dos hospitais à espera de atendimento? Quê liberdade e democracia há no Brasil, essa máquina de moer gente?
Comentários
Postar um comentário