MEDICINA DE FAMÍLIA


Tem muita gente que ainda fica confusa com esse negócio de medicina de família. “Você é clínico geral é?”; “Você é especialista em quê mesmo?” Então... Como te explico? 

Nós somos especialistas nos problemas mais comuns do cotidiano, que afetam sua saúde, de sua família ou comunidade; nos agravos corriqueiros, no contexto da atenção primária. Nós somos a porta de entrada do sistema, e coordenamos seu cuidado, tentando evitar excessos, perda de tempo e danos desnecessários. 

A gente também gosta de fortalecer o vínculo, conhecer a pessoa, o que ela pensa, como sente, o ambiente e as circunstâncias onde ela se desenvolve: assim temos mais ferramentas para conseguir ajudar, com menos chances de erros. Atendemos indivíduos, sem distinção de sexo, gênero ou idade, em todas as fases da vida, e nos esforçamos para ser um dos membros de confiança da família.



(Na foto, um sonho que se materializa, de uma equipe de saúde da família misturada com docência: a residente de Medicina de Família pela ESCS, Carolina Sps, a enfermeira Ivana, o agente de saúde Xavier, e a interna do 6 ano de medicina, Juliane, diretamente de Salvador-BA, pelo estágio da DENEM).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERCURSO

QUEM É O CULPADO

A QUEM ME DEVO